MENU

Mundo

Al-Qaeda publica online estratégia de ataque frustrado aos EUA

Al-Qaeda publica online estratégia de ataque frustrado aos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

A Al-Qaeda na Península Arábica, grupo que assumiu a autoria dos pacotes explosivos endereçados aos EUA e interceptados em 29 de outubro, publicou na internet os detalhes de sua estratégia de ação.

Os planos estão surpreendentemente detalhados em uma revista online publicada pelo grupo extremista, relata o correspondente da BBC no Oriente Médio, Jon Leyne. O grupo diz que pagou US$ 4,2 mil (R$ 7,2 mil) para enviar pelo correio do Iêmen dois pacotes explosivos, endereçados a sinagogas em Chicago.

O grupo disse que o ataque fracassado era o início de uma estratégia de lançar mão de operações menores, porém mais frequentes, com o objetivo de "sangrar o inimigo até a morte". As bombas foram interceptadas em Dubai e na Grã-Bretanha - antes que pudessem seguir viagem aos EUA -, graças a inteligência fornecida por um ex-militante da Al-Qaeda.

A programação na bomba interceptada em solo britânico confirma, segundo autoridades, que o interesse dos extremistas era atingir um alvo americano, e não europeu ou no Oriente Médio.

Confiança

A divulgação do plano na web - incluindo seu tempo de preparação e número de pessoas envolvidas - é uma prática incomum dentro da Al-Qaeda e sugere, de acordo com Leyne, que o grupo pode estar ganhando confiança em seu esconderijo no Iêmen ou querendo se gabar.

"Nunca vimos um grupo militante da órbita da Al-Qaeda divulgar um plano de sua filosofia, seus detalhes operacionais, suas intenções e seus próximos passos", disse o especialista em segurança Ben Venzke, do IntelCenter, grupo que monitora ameaças terroristas.

Os extremistas até listaram os custos exatos dos itens usados na operação, como celulares, de transporte e de correio. Disseram que divulgariam detalhes de sua metodologia para outras facções da Al-Qaeda pelo mundo.

Suspeita-se que o autor da publicação seja Anwar al-Awlaki, um iemenita-americano que é conhecido por suas habilidades de comunicação e que, acredita-se, está escondido no Iêmen.

Para alguns analistas, a divulgação pode ser também fruto da necessidade de chamar atenção para ataques menores, já que o grupo falhou em concretizar recentes ações de grande porte. Pode ser, ainda, uma tentativa de passar falsas informações para as agências de inteligência ocidentais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições