MENU

Mundo

Alemanha escolhe próximo presidente no dia 30 de junho

Alemanha escolhe próximo presidente no dia 30 de junho

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A Assembleia Federal da Alemanha elegerá um novo presidente para o país no dia 30 de junho, anunciou nesta terça-feira (1º) o chefe do Bundestag, a câmara baixa do Parlamento, Norbert Lammert, um dia depois da renúncia de Horst Köhler ao cargo de chefe de Estado.

A data é o limite permitido pela Constituição alemã para a eleição do presidente, cargo para o qual até o momento não foram apresentadas candidaturas oficiais, embora os diferentes partidos políticos já estejam buscando possíveis aspirantes.

Tanto a chanceler alemã, Angela Merkel, quanto o líder da oposição social-democrata, Sigmar Gabriel, expressaram sua vontade de buscar um candidato único que satisfaça as diferentes formações políticas e represente os interesses do povo.

Os líderes das três formações que estão na atual coalizão do governo de Merkel - a União Democrata-Cristã (CDU), a União Social-Cristã na Baviera (CSU) e o Partido Liberal Democrata (FDP) - aproveitaram hoje uma reunião para trocar opiniões sobre a nomeação de um candidato conjunto.

A chanceler; o presidente da Baviera, Horst Seehofer; e o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle; tentarão pactuar um candidato que também seja aceitável para os partidos da oposição.

Se os partidos opositores optassem por apresentar candidatos próprios, diante da falta de um acordo com os governistas, as formações disporiam na Assembleia Federal de uma maioria suficiente para que seu candidato vencesse.

No entanto, nenhum partido apresentou candidato, enquanto a imprensa especula nomes como o do próprio Lammert, dos ministros de Finanças, Wolfgang Schäuble, e do Trabalho, Ursula von der Leyen, ou do ex-ministro do Tesouro Peer Steinbrück.

Lammert disse que a decisão sobre a data da eleição foi tomada depois de consultar a Presidência do Bundesrat, a câmara alta, os diferentes grupos parlamentares e a chanceler Merkel.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições