MENU

Alemanha vê 'motivação islamita' em ataque que matou soldados dos EUA

Alemanha vê 'motivação islamita' em ataque que matou soldados dos EUA

Atualizado: Quinta-feira, 3 Março de 2011 as 11:30

A Procuradoria Federal da Alemanha afirmou nesta quinta-feira (3) ter suspeitas de que o atentado que custou a via de dois soldados americanos no aeroporto de Frankfurt foi "um ato de motivação islamita".

"Devido às circunstâncias, pode-se suspeitar de que este atentado é um ato com motivação islamita", indicou em um comunicado a promotoria com competência para assuntos de terrorismo.     Na véspera, dois pilotos da Força Aérea americana foram mortos e outros dois militares ficaram gravemente feridos por tiros disparados por um jovem de origem kosovar, no aeroporto de Frankfurt (oeste da Alemanha).

A polícia alemã deteve o autor dos disparos, um jovem de 21 anos de origem kosovar residente em Frankfurt, disse o ministro do Interior do Estado regional de Hesse, Boris Rhein.

Em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou estar "entristecido" e "ultrajado" com o ataque no aeroporto de Frankfurt. Os militares mortos e feridos se preparavam a voltar para casa.

Obama afirmou que o governo dos EUA "não poupará esforços" na investigação das circunstâncias do ataque.

"Estou entristecido e ultrajado por este ataque", afirmou o presidente.

A chanceler Angela Merkel apresentou "pêsames às famílias das vítimas" assegurando que seu "governo fará tudo para esclarecer" o caso.

As Forças Armadas americanas mantêm várias bases na região de Frankfurt, utilizadas como parte da estratégia das operações no Afeganistão e Iraque.

veja também