MENU

Mundo

Alerta de tsunami vale para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá

Alerta de tsunami vale para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

Do G1, com agências internacionais

  O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, dos EUA, emitiu um alerta que vale para toda a costa do Atlântico, exceto para as partes continentais de EUA e Canadaá, em decorrência do forte tremor que abalou a costa do Japão nesta sexta-feira (11).

O alerta inclui o Havaí e vai do México até as costas da América Central e América do sul, disse o centro.

O alerta vale para os seguintes países: Japão, Rússia, Ilhas Marcus, Ilhas Marianas do Norte, Guam, Ilhas Wake, Taiwan, Yap, Filipinas, Ilhas MArshall, Belau, Ilhas Midway, Pohnpei, Chuuk, Kosrae, Indonésia, Papua-Nova Guiné, Nauru, Ilhas Johnston, Ilhas Salomão, Kiribati, Howland-baker, Havaí, Tuvalu, Ilhas Palmyra, Vanuatu, Tokelau, Ilhas Jarvis, Wallis-futuna, Samoa, Samoa Americana, Ilhas Cook, Niue, Fiji, Nova Caledônia, Tonga, Mexico, Ilhas Kermadec, Polinésia Francesa, Pitcairn, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Antártica, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia e Peru.

Imagem divulgada pelas autoridades meteorológicas dos EUA mostra a previsão de como o tsunami vai viajar pelo Oceano Pacífico nesta sexta-feira (11). O tremor ocorreu às 14h46 locais, 2h46 de Brasília. (Foto: AFP PHOTO/NOAA/HO)   As autoridades do Havaí ordenaram a retiradas dos moradores nas regiões costeiras. O alerta afirmava que todas as ilhas do estado americano corriam risco de ser atingidas.

As autoridades norte-americanas também determinaram a retirada das pessoas das áreas baixas da ilha de Guam, no oeste do Pacífico, onde os moradores receberam a instrução de se deslocarem para locais que estejam pelo menos 15 metros acima do nível do mar e a 30 metros da costa.

As autoridades chilenas emitiram um alerta para toda a costa do país.

A Cruz Vermelha alertou para o risco de o tsunami "varrer" ilhas do Pacífico despreparadas para esse tipo de emergência.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições