MENU

"Ali Químico", fiel a Saddam, é executado no Iraque

"Ali Químico", fiel a Saddam, é executado no Iraque

Atualizado: Segunda-feira, 25 Janeiro de 2010 as 12

O Iraque executou nesta segunda-feira (25) Ali Hassan al-Majeed, homem de confiança de Saddam Hussein e conhecido como ''Ali Químico'', por crimes contra a humanidade, disse o porta-voz do governo, Ali al-Dabbagh.

''A sentença de morte contra Ali Hassan al-Majeed foi executada'', afirmou Dabbagh. Ele afirmou que a execução do primo de Saddam Hussein transcorreu ''sem nenhum tumulto, nem gritos de alegria nem insultos''.

Ali foi condenado a morte quatro vezes, uma delas pelo massacre de 5 mil curdos em 1988. Ele recebeu o apelido de 'Químico' por ter ordenado em 1988 o bombardeio com gás da cidade curda de Halabja, matando milhares de homens, mulheres e crianças. Ali foi o secretário-geral do Baath no norte do país entre 1987 e 1989, coordenando o Exército, a direção da Segurança Geral e a Inteligência militar envolvidos na feroz repressão contra os curdos.

Nesta segunda-feira três grandes explosões foram ouvidas no centro da capital iraquiana. Segundo agências, pelo menos 36 pessoas morreram.

veja também