MENU

Mundo

Americanos detidos no Irã são soltos

Americanos detidos no Irã são soltos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:26

Os dois norte-americanos detidos há dois anos no Irã por espionagem foram libertados nesta quarta-feira (21), acompanhados por autoridades de Omã que, segundo a agência de notícias Reuters, os levou a um aeroporto.

O anúncio da libertação já havia sido feito nesta manhã pela Justiça iraniana. "A pedido do advogado dos dois americanos, a câmara nº 36 do Tribunal de Apelação transformou o veredicto de prisão provisória em liberdade sob fiança", afirmou um comunicado da Autoridade Judicial iraniana.

Shane Bauer e Josh Fattal serão "libertados até o veredicto definitivo em troca de uma fiança de cinco bilhões de rials" (US$ 400 mil), completa a nota.

Os dois americanos devem ser entregues à embaixada da Suíça, que representa os interesses de Washington, em Teerã, afirmou o advogado dos réus, Masud Shafii. O advogado disse que enviou um funcionário para pagar a fiança.

Shane Bauer (à esquerda) e Joshua Fattal esperam para encontrar com suas

 mães em hotel em Teerã, em 21 de maio de 2010 (Foto: AP)

  A libertação de Bauer e Fattal com o pagamento de fiança havia sido antecipada no dia 13 de setembro pelo presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, que mencionou um "gesto humanitário".

Shane Bauer e Josh Fattal, de 29 anos, foram condenados a oito anos de prisão cada, sob a acusação de espionagem. Outra americana, Sarah Shourd, de 32 anos, foi libertada após o pagamento de fiança em setembro de 2010.

Os três foram detidos em 31 de julho de 2009 na fronteira entre Iraque e Irã. Eles afirmaram que entraram no território iraniano por engano, depois que se perderam durante uma excursão pelas montanhas do Curdistão iraquiano.

Todos se declaram inocentes das acusações de espionagem.          

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições