MENU

Mundo

Americanos detidos no Irã são soltos

Americanos detidos no Irã são soltos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

Os dois norte-americanos detidos há dois anos no Irã por espionagem foram libertados nesta quarta-feira (21), acompanhados por autoridades de Omã que, segundo a agência de notícias Reuters, os levou a um aeroporto.

O anúncio da libertação já havia sido feito nesta manhã pela Justiça iraniana. "A pedido do advogado dos dois americanos, a câmara nº 36 do Tribunal de Apelação transformou o veredicto de prisão provisória em liberdade sob fiança", afirmou um comunicado da Autoridade Judicial iraniana.

Shane Bauer e Josh Fattal serão "libertados até o veredicto definitivo em troca de uma fiança de cinco bilhões de rials" (US$ 400 mil), completa a nota.

Os dois americanos devem ser entregues à embaixada da Suíça, que representa os interesses de Washington, em Teerã, afirmou o advogado dos réus, Masud Shafii. O advogado disse que enviou um funcionário para pagar a fiança.

Shane Bauer (à esquerda) e Joshua Fattal esperam para encontrar com suas

 mães em hotel em Teerã, em 21 de maio de 2010 (Foto: AP)

  A libertação de Bauer e Fattal com o pagamento de fiança havia sido antecipada no dia 13 de setembro pelo presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, que mencionou um "gesto humanitário".

Shane Bauer e Josh Fattal, de 29 anos, foram condenados a oito anos de prisão cada, sob a acusação de espionagem. Outra americana, Sarah Shourd, de 32 anos, foi libertada após o pagamento de fiança em setembro de 2010.

Os três foram detidos em 31 de julho de 2009 na fronteira entre Iraque e Irã. Eles afirmaram que entraram no território iraniano por engano, depois que se perderam durante uma excursão pelas montanhas do Curdistão iraquiano.

Todos se declaram inocentes das acusações de espionagem.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições