MENU

Mundo

Anarquistas reivindicam explosões em embaixadas de Roma

Anarquistas reivindicam explosões em embaixadas de Roma

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Um grupo anarquista italiano reivindicou na quinta-feira (23) a autoria de ataques com pacotes-bombas que feriram duas pessoas nas embaixadas da Suíça e do Chile em Roma, num incidente que chama a atenção para as ameaças internas, num momento de instabilidade política na Europa.

Um suíço ficou gravemente ferido e foi hospitalizado às pressas. O empregado da embaixada chilena teve lesões menos graves. Um bilhete achado junto à sua roupa reivindicava o ataque em nome da FAI (Federação Anarquista Informal).

"Decidimos fazer nossa voz ser ouvida com palavras e com fatos, vamos destruir o sistema de dominação, viva a FAI, viva a Anarquia", dizia o bilhete, em italiano, que foi divulgado à noite pela polícia.

O incidente tem semelhanças com um episódio no mês passado na Grécia, onde militantes de extrema esquerda enviaram pacotes-bombas a governos estrangeiros e a embaixadas em Atenas.

A FAI é bem conhecida das autoridades italianas. Serviços de inteligência disseram em um relatório enviado no ano passado ao Parlamento que o grupo é "a principal ameaça terrorista nacional do tipo anarco-insurrecionista".

Em dezembro de 2009, o mesmo grupo havia reivindicado o atentado a bomba em um túnel sob a Universidade Bocconi, em Milão. A explosão, às 3h da madrugada, não deixou vítimas.

Nenhuma mensagem foi achada na embaixada suíça, mas a polícia disse que os dois pacotes que explodiram eram quase idênticos.

Mesmo antes da descoberta do bilhete na embaixada do Chile, o ministro do Interior, Roberto Maroni, já citava a ameaça dos anarquistas, e dizia que há uma ligação entre esses grupos na Itália, na Grécia e na Espanha. "Eles são muito violentos", afirmou.

Os ataques ocorreram num momento de tensão na Itália. Na semana passada, uma manifestação estudantil contra uma reforma universitária terminou em violência e várias prisões no centro de Roma, no mais grave distúrbio na cidade em vários anos.

Medidas de austeridade fiscal adotadas em vários países por causa da crise financeira na Europa têm desencadeado grandes manifestações no continente, e especialistas anteveem uma onda de violência política por parte de grupos de extrema esquerda.

As duas embaixadas atingidas na quinta-feira ficam no mesmo bairro elegante de Roma. Outras sedes diplomáticas foram vasculhadas depois dos incidentes.

Uma fonte do Ministério Público italiano disse que o pacote na embaixada chilena havia sido remetido da Itália, enquanto o volume que explodiu na embaixada suíça ficou completamente destruído.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições