MENU

Mundo

Angela Merkel diz recomendar Lagarde para chefiar FMI

Angela Merkel diz recomendar Lagarde para chefiar FMI

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta sexta-feira (20) que o próximo diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional ( FMI ) deveria ser um europeu, e que entre os candidatos está a ministra francesa Christine Lagarde, por quem ela tem grande respeito.

"Entre os nomes mencionados para a sucessão no FMI está o da ministra das Finanças francesa, Christine Lagarde, a quem eu dou uma nota alta."

  Na quinta-feira (19), o chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, disse que a Itália também considera "uma excelente opção" a candidatura de Lagarde.

"Considero fundamental que seja alcançada o mais rápido possível uma posição comum europeia para designar um candidato único à direção do Fundo Monetário Internacional", declarou Berlusconi. "A atual ministra das Finanças francesa, Christine Lagarde, seria uma excelente opção", acrescentou.

  Ainda na quinta, Lagarde afirmou que, quem quer que seja, o sucessor de Strauss-Kahn precisará ter o suporte dos acionistas europeus do fundo, mas se recusou a dizer se é ou não uma candidata ao cargo.

  Tradicionalmente ocupada por um europeu, assim como a Presidência do Banco Mundial é reservada a um americano, a chefia do Fundo Monetário Internacional ficou vaga após a renúncia de Strauss-Kahn nesta quinta, detido nos Estados Unidos depois de ter sido acusado de agressão sexual.

Emergentes

China, Brasil e México, três potências emergentes membros do G20, iniciaram uma cruzada para que a próxima eleição do titular do FMI seja aberta a candidatos de todas as nacionalidades.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na quinta que o Brasil está trabalhando para que os emergentes tenham mais participação na escolha do novo chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Estamos discutindo procedimentos e critérios para que os emergentes participem ativamente", disse ao chegar ao ministério.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições