MENU

Mundo

Anistia Internacional diz que Israel deixa palestinos sem água

Anistia Internacional diz que Israel deixa palestinos sem água

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

A Anistia Internacional acusou nesta terça-feira Israel de privar os palestinos de água, deixando os colonos israelenses na Cisjordânia usarem quantidades ''quase ilimitadas''.  Israel limita severamente o acesso à água nos territórios palestinos com um controle total dos recursos comuns e políticas discriminatórias, lamentou a organização dos direitos humanos em um relatório.

''Israel não deixa os palestinos terem acesso a uma parte dos recursos comuns em água, que se situam principalmente na Cisjordânia, enquanto as colônias israelenses ilegais recebem quantidades praticamente ilimitadas'', escreveu a Anistia.

Os israelenses consomem quatro vezes mais água que os palestinos, segundo o relatório. Esta desigualdade ainda é gritante em algumas regiões da Cisjordânia, onde as colônias usam 20 vezes mais água per capita que os palestinos das localidades vizinhas que sobrevivem com 10 litros por dia.

''Piscinas, gramas bem cuidadas e amplas áreas de produção agrícolas irrigadas nas colônias contrastam com aos vilarejos palestinos vizinhos em que os moradores devem lutar diariamente para garantir suas necessidades de água'', continuou o relatório.

Segundo o ministério israelense dos Assuntos Estrangeiros, Israel divide igualmente os recursos em água com os palestinos.

Mais de 200 mil palestinos estão sem água potável

Segundo a Anistia, em contrapartida, os palestinos não são autorizados a cavar novos poços e a restaurar os antigos sem permissão das autoridades israelenses. Além disso, inúmeras estradas da Cisjordânia estão fechadas ou limitadas à circulação, o que obriga os caminhões cisterna a fazer voltas para reabastecer os vilarejos que não são ligados à rede de distribuição de água.

A Anistia avaliou entre 180 mil e 200 mil o número de palestinos sem acesso a água potável na Cisjordânia.

Na Faixa de Gaza, a ofensiva israelense do inverno passado destruiu os reservatórios de água, poços, esgotos e estações de bombeamento, desgastes que se somam ao impacto do bloco israelense e egípcio do território.

O sistema de tratamento de águas usadas foi particularmente atingido porque Israel interditou a importação de equipamentos metálicos que eles usam para fabricar foguetes caseiros.

Nas costas de Gaza, o mar e as praias estão poluídos pela infiltração dos esgotos.

Concluindo, a Anistia pede a Israel que acabe com suas políticas discriminatórias e suspenda imediatamente todas as restrições impostas aos palestinos para permitir-lhes o acesso igualitário à água.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições