MENU

Mundo

Ano registra maior número de mortes de soldados dos EUA no Afeganistão

Ano registra maior número de mortes de soldados dos EUA no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

A morte de quatro militares norte-americanos numa explosão na terça-feira (25) fez de 2009 o ano com mais vítimas fatais para os EUA no Afeganistão desde o início da guerra no país, em 2001. O incidente mostra que a violência continua piorando no Afeganistão, que vive um limbo político desde a eleição presidencial da semana passada.

As autoridades afegãs divulgaram na terça-feira os primeiros resultados parciais da eleição, liderada até o momento pelo atual presidente Hamid Karzai, mas essa amostragem não deve bastar para acabar com a crescente divergência entre os candidatos rivais acerca do resultado.

A eleição também serve de teste para a estratégia do presidente dos EUA, Barack Obama, que fez do Afeganistão sua prioridade na política externa e para lá enviou mais de 30 mil soldados adicionais. Agora há no país mais de 100 mil soldados ocidentais, sendo 63 mil norte-americanos.

Em nota, a Otan disse que quatro militares dos EUA foram mortos por uma bomba deixada em uma estrada no sul do país, reduto da milícia islâmica Taliban. Não foram divulgados detalhes do incidente.

Com isso, sobe a 295 o número de militares dos EUA mortos neste ano no país, segundo o site icasualties.org, que compila dados oficiais. Em todo o ano passado, que havia sido o mais letal para as forças norte-americanas, foram 294 mortos.

O número de mortes cresce devido à investida das tropas norte-americanas --junto com colegas britânicos-- em territórios antes ocupados pelo Taliban. Mais soldados morreram desde março, especialmente por causa de bombas em estradas, do que em todo o período de 2001 a 2004.

Há temores de que uma demora nos resultados eleitorais poderia provocar ainda mais instabilidade.

Na noite de segunda-feira, o ministro afegão das Finanças, Hazrat Omar Zakhilwal, disse ter recebido cifras oficiais que davam ao presidente Hamid Karzai 68 por cento dos votos, apurados, o que evitaria um segundo turno em outubro.

Mas a campanha do candidato Abdullah Abdullah, maior rival de Karzai, disse que esses números são falsos. Abdullah afirma estar na liderança, e aponta fraudes em favor de seu adversário.

Os votos foram apurados logo depois da votação da quinta-feira, e os resultados foram colocados em cada seção eleitoral. A totalização, no entanto, ainda não foi divulgada, pois aguarda minuciosas confirmações das autoridades eleitorais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições