MENU

Mundo

Após cercar shopping, Quênia prende segundo britânico

Após cercar shopping, Quênia prende segundo britânico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05
quênia
Outro britânico foi detido em Nairóbi, no Quênia, na sequência do cerco ao shopping atacado por terroristas islamitas, atentado que deixou ao menos 67 mortos, informa nesta quarta-feira (25) a agência de notícias Reuters, com base na apuração do jornal inglês “Daily Mail”.
 
Segundo o jornal, um britânico de 35 anos, de origem somali, foi detido no aeroporto de Nairóbi, enquanto tentava deixar o país em um voo de uma companhia aérea da Turquia. Ele é suspeito de participar do atentado.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores não quis comentar a prisão, e informou que autoridades tinham conhecimento da prisão de um britânico na capital queniana e estavam prontas para prestar assistência consular.
O homem foi levado a polícia para ser interrogado.
O Daily Mail informou também que o homem atraiu a atenção por ter hematomas no rosto.
 
'Viúva branca'
Caso as autoridades comprovem a participação do homem no ataque, ele seria o segundo britânico envolvido no atentado, pois na terça (24), o governo sugeriu que, entre os criminosos do grupo islamita, está a britânica Samantha Lewthwaite, de 29 anos, filha de um militar e viúva de um dos autores dos atentados a Londres em 2005.
 
A ministra das Relações Exteriores queniana, Amina Mohamed, declarou à rede pública americana PBS que a mulher fazia parte do grupo que realizou o atentado, junto a dois ou três americanos. “E acredito que fez isso outras vezes”, disse.
O governo britânico se negou a especular sobre a presença de seus cidadãos entre os islamitas.
Lewthwaite, uma muçulmana convertida, era casada com Germaine Lindsay, um dos quatro suicidas que realizaram os atentados contra o transporte público de Londres em julho de 2005, matando 52 pessoas. Desde então é conhecida como “a viúva branca”.
 
Mãe de três filhos - que viveriam no leste da África -, ela era procurada pela polícia queniana por seu suposto envolvimento em planos terroristas.
 
Luto
O Quênia começou nesta quarta-feira um período de três dias de luto nacional pelas vítimas do ataque ao shopping Westgate.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições