MENU

Mundo

Após formação de tsunami, novo forte terremoto atinge a Indonésia

Após tsunami, novo forte terremoto atinge a Indonésia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

Um novo forte terremoto de magnitude 8,2 atingiu nesta quarta-feira (11) a costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, cerca de duas horas depois de um primeiro tremor de 8,6 ter atingido a mesma região e provocado pânico nos moradores das zonas costeiras.

O tremor secundário foi localizado a 16 quilômetros de profundidade, considerado raso, segundo o Serviço Geológico dos EUA, que monitora tremores, e às 16h43 locais (7h43 de Brasília).

Após o segundo tremor, as autoridades indonésias emitiram um alerta de tsunami (possibilidade de formação de ondas gigantes com potencial destrutivo quando chegam ao litoral) que vale por pelo menos duas horas.

O primeiro tremor gerou um tsunami de 17 centímetros no Oceano Índico. A onda está se dirigindo para a província indonésia de Banda Aceh, segundo o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, dos EUA.

Victor Sardina, geofísico da agência americana baseada no Havaí, disse que não há previsão para a chegada da onda na costa.

"Não parece um tsunami grande", disse. "Mas nós ainda não estamos monitorando, pois os tsunamis vêm em ondas."

Pouco antes, o presidente da Indonésia havia afirmado que não houve relatos de vítimas ou danos.

O primeiro tremor levou o Centro Americano de Vigilância de Tsunamis no Pacífico decretou o estado de alerta para todo o Oceano Índico.

Alertas locais de formação de ondas gigantes foram dados em pelo menos cinco países, como Índia e Indonésia.

O primeiro abalo ocorreu às 8h38 GMT (5h38 de Brasília), a 22,9 km de profundidade e 434 km a sudoeste da cidade de Banda Aceh.

Retirada de moradores

O primeiro tremor foi sentido por cerca de 5 minutos, explicou um jornalista da France Presse em Banda Aceh.

O primeiro abalo levou a agência de prevenção de desastres da Tailândia a dar alerta de tsunami e mandou que moradores de seis províncias costeiras fossem para locais mais altos. O aeroporto da ilha de Phuket foi fechado por precaução.

A agência de desastres da Indonésia afirmou que a eletricidade foi cortada em Aceh e que as pessoas estavam se reunindo em terrenos elevados em meio a sirenes de alerta de perigo.

"A eletricidade foi cortada, há engarrafamentos para acesso a terrenos elevados. Sirenes estão tocando em todos os lugares", disse um porta-voz da agência.

A Índia chegou a lançar um alerta de tsunami para as ilhas Andaman e Nicobar. O Sri Lanka também lançou um alerta para toda a ilha.

Tsunami de 2004

A ilha de Sumatra, situada ao nordeste do arquipélago indonésio, já havia registrado um tremor de magnitude 9,3, que provocou um tsunami e deixou mais de 22 mil mortos em uma dezena de países do sudeste da Ásia em 2004.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições