MENU

Mundo

Após morte de Kadhafi, Otan debate possível fim da missão na Líbia

Após morte de Kadhafi, Otan debate possível fim da missão na Líbia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

Os países membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se reúnem nesta sexta-feira (21) na sede da Aliança Atlântica, em Bruxelas, para debater o fim da missão militar na Líbia, um dia depois da morte do ex-ditador Muammar Kadhafi nas mãos de combatentes do novo governo líbio .

O conselho de embaixadores de 28 países se reúne a partir das 15h (11h de Brasília) para determinar a data do fim da operação iniciada em 31 de março, sob chancela do Conselho de Segurança da ONU.

Segundo uma fonte diplomática, o que conta para a Otan é a queda de Sirte, também ocorrida na quinta-feira, e não a morte de Kadhafi, que nunca foi o objetivo declarado da missão.

Drone

Uma aeronave não-tripulada da Força Aérea dos Estados Unidos participou dos bombardeios desta quinta-feira (20) na Líbia, informou um oficial da Otan. Ainda não está claro, no entanto, se os responsáveis pelo bombardeio que atingiu o comboio de Kadhafi, resultando em sua morte , foram forças dos EUA ou da França.

"Houve a participação de uma aeronave Predator (não-tripulada) dos EUA na missão mas não posso dizer com certeza se ela participou no bombardeio exato que teria atingido os veículos" do comboio de Kadhafi, informou o oficial.

Imagem de arquivo de uma aeronave não-tripulada Predator da Força Aérea dos EUA (Foto: Reuters)          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições