MENU

Aquecimento global prejudica a vida marinha

Aquecimento global prejudica a vida marinha

Atualizado: Sexta-feira, 6 Fevereiro de 2009 as 12

O Portal Mais Cidadania da Universidade Metodista de São Paulo divulgou hoje, dia 5, uma matéria que alerta sobre as condições da vida marinha provocadas pelo aquecimento global. Se nada for feito para enfrentar este problema, em breve oceanos começarão a sufocar. Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada pela revista Nature Geoscience, no dia 25 de janeiro.

Houve um aumento considerável na quantidade de zonas mortas nos oceanos, áreas com pouquíssimo oxigênio, que não permitem a sobrevivência da vida marinha. O surgimento dessas zonas deve-se pela contaminação da água por causa do uso excessivo de fertilizantes ou pela queima de combustíveis fósseis.

A situação é ainda mais preocupante quando se trata do oceano como fonte de alimentos e renda. Essas mudanças grandes e imprevisíveis no ecossistema e na produtividade dos oceanos são causadas pelo aumento da acidez oceânica, promovido pelas maiores concentrações de dióxido de carbono atmosférico - resultados da queima de combustíveis fósseis - também ajuda a piorar esse cenário.

veja também