MENU

Mundo

Arqueólogos encontram 'casa de bruxa' do século 17 com gato mumificado

Arqueólogos encontram 'casa de bruxa' do século 17 com gato mumificado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

Casa foi descoberta no vilarejo de Barley (Foto: PA) Arqueólogos britânicos encontraram um gato mumificado em uma casa do século 17 durante um projeto de construção em Lancashire, no norte da Inglaterra.

A casa foi descoberta perto de um reservatório no vilarejo de Barley. A construção tem uma sala fechada e, dentro de uma das paredes, foi encontrado o gato mumificado.

Os historiadores afirmam que a casa pode ter pertencido a uma mulher acusada de bruxaria que vivia na região no século 17 e acredita-se que o gato tenha sido emparedado vivo para proteger os moradores da casa de maus espíritos.

Uma companhia de fornecimento de água, a United Utilities, levou os arqueólogos para o local, um procedimento de rotina da companhia antes de fazer obras de escavação em áreas que podem ter importância arqueológica.

'É como descobrir sua pequena Pompeia. Raramente temos a oportunidade de trabalhar em algo tão bem preservado', disse Frank Giecco, arqueólogo que descobriu a casa.

'Assim que começamos a cavar, encontramos o topo das portas e sabíamos que tínhamos em mãos algo especial', acrescentou.

A região de Lancashire teve muitos registros da presença de mulheres acusadas de bruxaria no século 17, principalmente na área de Pendle Hill, onde a casa foi encontrada.

Na época, distritos inteiros em algumas partes de Lancashire relatavam ocorrências de bruxaria, contra homens e animais, gerando uma onda de acusações contra muitas pessoas.

Em 1612, 20 pessoas, entre elas 16 mulheres de várias idades, foram levadas a julgamento, a maioria delas acusada de bruxaria, em um episódio que ficou conhecido na região como o 'julgamento das bruxas de Pendle'.

'Tumba de Tutancâmon'

Frank Giecco afirmou que a construção encontrada é um 'microcosmo da ascensão e queda desta área, do tempo das 'bruxas de Pendle' até a era industrial. Há camadas de história bem na sua frente'.

'Não é com frequência que você encontra uma casa de contos de fada completa, incluindo o gato da bruxa', disse Carl Sanders, gerente de projeto da companhia.

'A construção está em ótimas condições, você pode andar por ela e ter um sentimento real de que está espiando o passado.'

'Pendle Hill tem uma verdadeira aura, é difícil não ser afetado pelo lugar', afirmou Sanders.

'Mesmo antes de descobrirmos a construção, havia muitas piadas entre os funcionários sobre vassouras e gatos pretos. A descoberta realmente nos surpreendeu', disse.

'Em termos de importância, é como descobrir a tumba do (faraó egípcio) Tutancâmon', disse Simon Entwistle, especialista nas bruxas de Pendle.

'Daqui a alguns meses teremos os 400 anos dos julgamentos das bruxas de Pendle e aqui temos uma descoberta rara e incrível, bem no coração da região das bruxas.'

'Gatos aparecem muito no folclore sobre bruxas. Quem quer que tenha dado este destino horrível a este gato, certamente estava buscando proteção de espíritos malignos', acrescentou.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições