MENU

Mundo

Ataque aéreo da Otan no Afeganistão mata 33 civis

Ataque aéreo da Otan no Afeganistão mata 33 civis

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Um ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) matou 33 pessoas no sul do Afeganistão após um avião disparar por engano contra civis confundidos com insurgentes, informou o governo afegão nesta segunda-feira (22).

O gabinete afegão condenou as mortes ocorridas próximas à fronteira entre as províncias de Uruzgan e Dai Kondi como "injustificáveis". As baixas civis têm sido motivo de irritação para a maioria dos afegãos e o número de mortes no ataque do domingo é o maior em meses. "Informações iniciais dão conta de que a Otan disparou contra um comboio de três veículos... matando pelo menos 33 civis, incluindo quatro mulheres e uma criança, e ferindo outros 12", disse o gabinete afegão em comunicado.

O incidente não é parte da Operação Mushtarak, a maior ofensiva liderada pela Otan para retirar integrantes do Taliban da província de Helmand, também no sul do país.

Ainda assim, ele pode afetar os esforços da Otan e do governo do Afeganistão para conquistar apoio da população local, parte de um plano para obter o controle de locais dominados pelo Taliban antes do início de uma retirada gradual das tropas norte-americanas do país em 2011.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições