MENU

Ataque ao British Council de Cabul, no Afeganistão, deixa 8 mortos

Ataque ao British Council de Cabul, no Afeganistão, deixa 8 mortos

Atualizado: Sexta-feira, 19 Agosto de 2011 as 9:28

Ao menos oito pessoas morreram e cinco ficaram feridas nesta sexta-feira (19) após um ataque suicida contra a sede do British Council, prédio da agência internacional britânica especializada em educação e cultura, em Cabul, no Afeganistão , informou a polícia local.

Entre os mortos estão oito policiais e um soldado estrangeiro, informaram as autoridades.

O prédio foi atingido por duas violentas explosões às 05h45 locais. Segundo a polícia local, ainda há confrontos entre policiais e um grupo agressor na região do imóvel.

O ataque foi confirmado por um porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da Otan, major Jason Waggoner.

Ataque talibã atinge prédio da British Council em Cabul, Afeganistão.

Na imagem, um ferido é resgatado do local. (Foto: Yasin Photo / Dar / AP Photo)

  Talibã

O Talibã reivindicou o atentado suicida. O porta-voz Zabidula Mujahid confirmou que o objetivo do ataque era o consulado britânico e um anexo da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mujahid disse ainda que os talibãs mantêm intensos combates com a polícia afegã. “Hoje (sexta) é o aniversário de nossa independência, obtida dos britânicos há 92 anos. O ataque é para lembrar este dia”, afirmou o porta-voz.

Nesta sexta-feira se comemora o aniversário da independência do Afeganistão, obtida em 1919.

O porta-voz da Missão da ONU no Afeganistão (Unama), Dan McNorton, desmentiu que qualquer prédio da ONU esteja sob ataque.

A embaixada britânica em Cabul não comentou o incidente.        

veja também