MENU

Mundo

Ataque contra sede do governo provincial deixa sete mortos no Iraque

Ataque contra sede do governo provincial deixa sete mortos no Iraque

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:39

Pelo menos sete pessoas morreram e 17 ficaram feridas nas explosões de dois carros-bomba seguidas por dois atentados suicidas contra a sede do governo de Diyala, ao nordeste de Bagdá.

De acordo com o médico Ahmad Alwan, diretor do hospital local, quatro policiais e três civis morreram nos ataques.

Os ataques atingiram a sede do governo de Diyala, segundo uma fonte das forças de segurança da província.

Helicópteros foram enviados ao local para tentar expulsar os insurgentes, que permaneceram entrincheirados no imóvel por três horas.

Os insurgentes detonaram dois carros-bomba ao lado do muro do complexo para conseguir invadir o local. Dois deles conseguiram entrar no edifício e detonaram seus explosivos.

Em seguida, dezenas de insurgentes armados invadiram o prédio e fizeram reféns.

Terça-feira é o dia da reunião semanal do conselho provincial, o que motivou o ataque.

A sede do governo Diyala, uma província agrícola, fica em Baquba, 60 km ao nordeste de Bagdá. A maioria da população, 1,5 milhão de habitantes, é de origem sunita, mas a região também conta com xiitas e curdos.

Até 2008 a área foi um reduto da Al-Qaeda, que continua muito ativa, apesar dos ataques sofridos. A província é considerada uma das mais violentas do país.

Nas últimas semanas foram encontradas na província diversas valas comuns da época da guerra entre sunitas e xiitas (2006 e 2007).          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições