MENU

Mundo

Ataque de carro-bomba deixa ao menos 20 mortos no Iraque

Ataque de carro-bomba deixa ao menos 20 mortos no Iraque

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Um ataque suicida provocado por um carro bomba resultou em ao menos em 20 mortes e 60 pessoas feridas no Iraque. De acordo com fontes policiais locais, a ofensiva ocorreu nesta sexta-feira (5) durante uma peregrinação xiita na cidade de Kerbala, 80 km ao sul de Bagdá. A explosão ocorreu pouco depois do meio-dia local ao leste de uma dos três grandes acessos de entrada na cidade.

Nos últimos dias, peregrinos xiitas tem sido alvo de diversos ataques a bomba, sendo que este último ocorreu durante o ápice das celebrações do Arbaeen, um dia sagrado para os xiitas. Centenas de milhares de fiéis marcham anualmente à cidade iraquiana para o evento.

Em seguida à explosão, dois morteiros atingiram a mesma área da explosão do carro-bomba, o que segundo a polícia, deve provocar o aumento do número de vítimas.

O Arbaeen é um dia sagrado de luto xiita que acontece sempre quarenta dias depois do Dia de Ashura por marcar o prazo de luto da morte Imam Hussein, importante figura histórica para os xiitas.

Os ataques ocorreram exatamente no mesmo local onde uma moto-bomba havia explodido dois dias atrás, também provocando um alto número de mortes. Na segunda-feira, uma mulher-bomba causou a morte de ao menos 54 pessoas no norte de Bagdá.

As forças de segurança iraquianas aumentaram o contingente de oficiais para proteger os peregrinos, mas admitem enfrentar sérios problemas para identificar um terrorista isolado na multidão. Todos os depoimentos das fontes de segurança foram feitos sob anonimato, pois os oficiais ainda estão proibidos de divulgar qualquer informação sobre o ocorrido.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições