MENU

Ataque suicida mata vice-governador e mais cinco no Afeganistão

Ataque suicida mata vice-governador e mais cinco no Afeganistão

Atualizado: Terça-feira, 28 Setembro de 2010 as 9:48

Um ataque suicida lançado de um riquixá motorizado matou nesta terça-feira (28) o vice-governador da província afegã de Ghazni, Mohammad Kazim Allahya, e cinco outras pessoas, disse o chefe da polícia da região. Foi o mais recente de uma série de assassinatos de altos funcionários no país.

Este vem sendo o ano mais sangrento no Afeganistão desde a derrubada do movimento islâmico do Talibã do poder, em 2001. As mortes de civis e militares atingiram níveis recordes e, somente este ano, morreram mais soldados estrangeiros do que em todo o ano de 2009.

Em média, 21 pessoas que trabalham para órgãos do governo são mortas por semana, segundo relatório trimestral das Nações Unidas sobre o Afeganistão, divulgado este mês. No começo do ano, a média era de 7 por semana.

Allahyar e vários outros homens que viajavam com ele foram mortos instantaneamente quando o atacante detonou os explosivos contra o carro em que estavam, perto do aeroporto de Ghazni, disse o chefe da polícia provincial, Delawar Zahir.

Zahid disse que entre os mortos estavam um filho, um sobrinho e o motorista de Allahyar, além de dois civis que passavam pelo local de bicicleta.

Outras 17 pessoas ficaram feridas.

Postado por: Guilherme Pilão

veja também