MENU

Mundo

Ataque taleban a pensão da ONU mata oito em Cabul

Ataque taleban a pensão da ONU mata oito em Cabul

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

Pelo menos oito pessoas, entre elas quatro funcionários da ONU (Organização das Nações Unidas), morreram nesta quarta-feira (29) em um ataque taleban contra uma hospedaria no centro de Cabul, no Afeganistão.

O ataque coincidiu com o lançamento de dois projéteis contra o luxuoso hotel Serena, no centro da capital, segundo o Ministério do Interior, que não deu informações sobre vítimas.

Os primeiros números apontam para oito mortos, mas fontes locais já divulgam a morte de 13 pessoas. De acordo com um policial, após um combate com os assaltantes, as forças de segurança afegãs assumiram o controle da pensão, no bairro de Sherpur, no centro da capital e perto de várias embaixadas.

''Tragicamente, morreram quatro funcionários internacionais da ONU. E sabemos que há vários feridos quando tentavam escapar, disse o porta-voz da missão da ONU no Afeganistão (Unama), Aleem Siddiqui''.

O canal ''Tolo TV'' assegura que quatro mortos são nepaleses e que dois empregados afegãos da ONU e um guarda da hospedaria também estão entre as vítimas.

A confusão começou às 7h (0h30, Brasília), quando a residência aprovada pela Unama [Missão da ONU no país] para abrigar seus funcionários foi alvo do ataque de um comando armado que provocou uma primeira explosão, como explicou Siddiqui.

A polícia disse que o comando, composto por cinco pessoas, matou o vigilante da entrada e mais tarde entrou no prédio, após uma troca tiros com as forças de segurança. O porta-voz do Ministério do Interior Zemarai Bashary afirmou que suas forças mataram três dos assaltantes e detiveram outros dois.

O porta-voz do taleban, Zabiullah Mujahid, reivindicou a autoria do ataque. Mujahid disse para a agência de notícias Efe, por telefone, que seus cinco homens entraram na hospedaria com coletes carregados de explosivos.

Desde o começo da manhã foram ouvidos disparos de armas automáticas na capital, e os canais de TV mostraram uma intensa fumaça que se elevava sobre o bairro de Sherpur.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições