MENU

Mundo

Ataques dos EUA na Síria matam 70 do Estado Islâmico

Ao menos 120 jihadistas morreram nos bombardeios. Estado Islâmico promete retaliar

Fonte: O GLOBO Atualizado: terça-feira, 23 de setembro de 2014 às 16:07
Drone americano caiu em uma estação de comunicação perto da cidade de Raqqa, na Síria
Drone americano caiu em uma estação de comunicação perto da cidade de Raqqa, na Síria

Os Estados Unidos e seus aliados árabes realizaram bombardeios aéreos a alvos do Estado Islâmico (EI) na Síria, o que abre uma nova frente de combate contra a organização jihadista. O grupo radical sunita não demorou em responder e ameaçou com retaliações. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), ao menos 120 militantes morreram na investida, 70 combatentes do EI e outros 50 de grupos ligados à al-Qaeda.

— Estes ataques serão respondidos — disse um militante do Estado Islâmico à agência de notícias Reuters, enquanto culpava os "filhos de Saloul", um termo depreciativo para a família real da Arábia Saudita, por permitirem os ataques.

Os bombardeios atingiram bases, campos de treinamento e postos de controle dos extremistas em pelo menos quatro províncias, de acordo com militares americanos e ativistas sírios. Segundo o Pentágono, foram usados aviões de guerra, drones e 47 mísseis foram disparados de navios americanos localizados no Golfo ou no Mar Vermelho.

De acordo com o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), "participaram ou apoiaram" os ataques os países árabes sunitas Bahrein, Jordânia, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições