MENU

Mundo

Atentado em mesquita no noroeste do Paquistão mata 33

Atentado em mesquita no noroeste do Paquistão mata 33

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Pelo menos 33 pessoas morreram e 100 ficaram feridas nesta sexta-feira (19) na explosão de uma bomba em uma mesquita do noroeste do Paquistão , uma região afetada pela insurgência dos talibãs, aliados da Al-Qaeda.

O ataque, no distrito tribal de Jhyber, perto da fronteira com o Afeganistão, é o mais violento em vários meses no Paquistão, e em particular desde o ataque americano que matou o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, no norte do país em maio.

A bomba explodiu quando centenas de peregrinos participavam na grande oração de sexta-feira em uma mesquita de Jamrud, 25 km ao sudoeste de Peshawar, a grande cidade do noroeste do país.

"Segundo as primeiras informações foi um atentado suicida. Pelo menos 33 pessoas morreram e 100 ficaram feridas", declarou Mutahar Zeb, chefe de administração deste distrito semiautônomo.

A bomba explodiu dentro da mesquita. Um balanço anterior registrava 24 mortos e mais de 70 feridos.

As zonas tribais paquistanesas são os redutos dos rebeldes talibãs paquistaneses e de combatentes da Al-Qaeda.

Pressionado por Washington, o Exército paquistanês tem executado nos últimos anos uma ofensiva contra os rebeldes, sem conseguir o fim da violência, apesar da redução do número de atentados em 2011.

Parte dos atentados foi atribuída ao Movimento dos Talibãs Paquistaneses (TTP), que declarou em 2007 a jihad (guerra santa) ao governo paquistanês como resposta à aliança de Islamabad com Washington.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições