MENU

Mundo

Atentado em mesquita xiita mata pelo menos 36 no Irã

Atentado em mesquita xiita mata pelo menos 36 no Irã

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

Pelo menos 36 pessoas morreram e 50 ficaram feridas nesta quarta-feira (15) em um atentado suicida diante de uma mesquita xiita da cidade de Chabahar, sudeste do Irã, durante a cerimônia de luto da Ashura, informou uma fonte do Crescente Vermelho, a Cruz Vermelha islâmica.

O ataque ocorreu na praça Framandari, onde os fiéis participavam em uma procissão religiosa, disse um integrante do Crescente Vermelho, Mahmud Mozafar, à agência Ilna.

Um médico legista citado pela agência oficial Irna informou que o necrotério recebeu 38 corpos, incluindo mulheres e crianças.

De acordo com o deputado provincial Mohammad Yaghub Jadghal, o atentado tinha como alvos os peregrinos que seguiam para a mesquita do imã Hussein de Chabanar.

A cidade fica na província de Sistão-Baluchistão, perto da fronteira com o Paquistão e o Afeganistão, cenário há 10 anos de uma violenta rebelião de extremistas sunitas e da etnia balúchi, que representam uma parte importante da população desta província.

Vários atentados ocorreram no Irã nos últimos meses, incluindo uma explosão em uma base de treinamento militar, em outubro, na qual foram mortos e feridos vários soldados.

Diversos grupos armados hostis ao governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, estão em atividade no país, incluindo separatistas curdos no noroeste, militantes baluchis no sudeste e árabes no sudoeste.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições