MENU

Mundo

Atentado em parada militar mata 12 no Irã

Atentado em parada militar mata 12 no Irã

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

Doze pessoas morreram e 20 ficaram feridas na explosão de uma bomba nesta quarta-feira (22) durante um desfile militar em Mahabad (noroeste do Irã), anunciaram as autoridades, que destacaram que a maioria das vítimas são mulheres e crianças.

A bomba, que segundo o canal de televisão al-Alam estava escondida em uma bolsa, foi detonada no momento em que uma multidão assistia a um desfile militar por ocasião do 30º aniversário do início da guerra contra o Iraque (1980-1988).

O chefe de polícia da província do Azerbaijão Ocidental, onde fica Mahabad, afirmou que a explosão aconteceu em meio a um grupo de mulheres que acompanhava o desfile, segundo a agência de notícias Mehr.

"O atentado aconteceu a 50 metros do pódio oficial. Entre os mortos estão as esposas de dois comandantes militares da cidade", afirmou o governador da província, Vahid Jalalzade, citado pela agência oficial Irna. "Vinte pessoas ficaram feridas, quatro delas em estado grave. Praticamente todas as vítimas são mulheres e crianças", completou.

"Elementos contrarrevolucionários cometeram este ato selvagem para vingar-se da população de Mahabad, que sempre apoiou as Forças Armadas", disse, sem esclarecer a quem fazia referência.

Mahabad é uma cidade majoritariamente curda, localizada em uma região que registrou confrontos armados nos últimos anos e atentados atribuídos por Teerã aos rebeldes curdos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições