MENU

Mundo

Atirador da Noruega deixa a prisão para ser interrogado mais uma vez

Atirador da Noruega deixa a prisão para ser interrogado mais uma vez

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

                                    A polícia vai interrogar novamente nesta sexta-feira (29) o terrorista de extrema-direita Anders Behring Breivik, autor confesso dos ataques sangrentos que mataram 76 na Noruega. O atirador deixou a prisão e foi levado à delegacia de Oslo.

O objetivo é esclarecer a razão de o rapaz usar um walkie-talkie durante o ataque e se de fato ele contou com a ajuda de cúmplices.

Durante a audiência, a segunda desde a prisão de Breivik, ele será interrogado sobre as "muitas informações recebidas nos últimos dias", explicou nesta quinta-feira (28) Paal-Fredrik Hjort Kraby, responsável pelas investigações.

Também nesta tarde, especialistas em terrorismo da União Europeia (UE) realizaram uma reunião de urgência em Bruxelas com os colegas noruegueses para analisar os meios de que dispõe a entidade para prevenir ataques similares.     Anders Behring Breivik é levado da prisão Ila, em Baerum, à delegacia

 de polícia de Oslo para ser interrogado. (Foto: Morten Holm / Reuters)     Os analistas consideram que atentados como os ocorridos na Noruega são "difíceis, às vezes impossíveis de serem prevenidos", já que são cometidos por extremistas solitários, e irão obrigar a UE a vigiar todas as formas de radicalismo.

"Precisamos compreender o que leva uma pessoa a ter ideias extremistas e cometer atos violentos. Precisamos compreender o processo, qualquer que seja a sua ideologia", declarou Tim Jones, conselheiro do comitê de luta contra o terrorismo da UE.

Breivik confessou ser o autor do massacre. No entanto, a polícia norueguesa ainda busca por eventuais cúmplices no país e possíveis ramificações no exterior.

"Sempre lembramos que não ainda não descartamos a suspeita de que outras pessoas possam estar envolvidas e investigamos essa questão", salientou à AFP Hennin Holtaas, porta-voz da polícia de Oslo.

"Mas a teoria sobre eventuais cúmplices enfraquece com o passar dos dias", acrescentou, observando que "ainda não foi encontrado nenhum indício de apoio" até o momento.

Na última sexta-feira Breivik, de 32 anos, cometeu um atentado com carro-bomba contra a sede do governo em Oslo, causando a morte de oito pessoas. Pouco depois, ele disparou a esmo na ilha de Utoya, a cerca de 40 km da capital, onde estavam reunidos e acampados quase 600 jovens do Partido Trabalhista, atualmente no poder, e fez 68 vítimas.

A polícia norueguesa anunciou nesta manhã que encerrou as buscas por desaparecidos na ilha de Utoya.

De acordo com o procurador da Coroa, a mais alta instância de acusação, o julgamento de Breivik não começará antes de 2012 devido ao caráter "exigente" da investigação.

Para conseguir entrar na ilha de Utoya, Breivik se vestiu de policial. De acordo com testemunhas, ele levava um walkie-talkie que talvez fizesse parte do disfarce, mas que também poderia ser usado para se comunicar com eventuais cúmplices. "Ele veio até nós, estava vestido como policial. Carregava todo equipamento, o walkie-talkie, as armas, tudo", contou à AFP Jo Granli Kallset, um sobrevivente de 15 anos.

De acordo com Geir Lippestad, advogado de defesa de Breivik, o autor confesso dos atentados declarou estar em uma cruzada para "salvar a Noruega e a Europa Ocidental de, entre outras coisas, invasão muçulmana". Ele evocou uma organização que incluía "duas células na Noruega" e "várias outras no exterior".

Janne Kristiansen, chefe do Serviço de Inteligência norueguês, informou que até o momento não existem provas de que Breivik tivera o apoio de cúmplices ou eventuais vínculos com tais "células" europeias.

Ela salientou que, no entanto, os serviços trabalham em "estreita relação" com seus homólogos na Europa, Estados Unidos e outros países.

Preso provisoriamente desde a segunda-feira por um período renovável de oito semanas, Breivik será submetido a exames psiquiátricos. Antes do massacre ele divulgou na internet um manifesto de 1,5 mil páginas contra o Islamismo e o Marxismo.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições