MENU

Mundo

Atirador da Noruega vai a tribunal pela segunda vez

Atirador da Noruega vai a tribunal pela segunda vez

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Anders Behring Breivik, em foto publicada em seu

perfil no Facebook (Foto: AP)

  O norueguês responsável por um massacre no mês passado fará sua segunda aparição no tribunal nesta sexta-feira (19), num momento em que os parentes das 69 vítimas se reúnem na ilha onde elas foram mortos a tiros.

Anders Behrin Breivik admitiu ter matado 77 pessoas no mês passado, inclusive oito em um ataque a bomba no centro de Oslo.

A audiência desta sexta-feira no tribunal em Oslo, sobre as condições de detenção de Breivik, será fechada para o público, atendendo a pedido dos investigadores da polícia. Eles dizem querer evitar que Breivik se comunique com potenciais cúmplices. Por enquanto, a polícia diz acreditar que Breivik agiu sozinho.

A polícia pedirá a extensão das condições da prisão para poder manter Breivik em isolamento. O limite de quatro semanas para confinamento solitário termina na segunda-feira. A polícia afirma que as condições de isolamento estão ajudando os investigadores a descobrir exatamente o que aconteceu.

Com capas de chuva, parentes de vítimas do massacre chegam à ilha de Utoeya,

 na Noruega, para prestar homenagem ás vítimas e ouvir explicações da polícia

(Foto: Fabrizio Bensch / Reuters)

  Homenagens e explicações

A cerca de 40 quilômetros do local, aproximadamente 500 parentes das vítimas devem se reunir na ilha de Utoeya para prestar homenagens e ouvir as explicações da polícia sobre exatamente onde e como foram mortos.

'Mostraremos a eles exatamente onde as pessoas foram encontradas e daremos detalhes da investigação forense', disse Ketil Haukaas, vice-diretor do Serviço Nacional de Investigação da Noruega .

Desde os ataques, a polícia norueguesa tem sido criticada pela forma como respondeu ao ataque. Parentes das vítimas e informações na mídia indicam que a resposta da polícia pode ter sido muito lenta.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições