MENU

Mundo

Audiência do atirador da Noruega vai ser a portas fechadas

Audiência do atirador da Noruega vai ser a portas fechadas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:33

Foto retirada do documento online '2083 - Uma

declaração de independência europeia' mostra

Anders Behring Breivik usando um uniforme. O

fundo foi modificado (Foto: AP)

  A audiência do norueguês Anders Behring Breivik, acusado dos atentados que mataram 93 pessoas na região de Oslo na sexta-feira, vai ser a portas fechadas para público e imprensa, anunciou nesta segunda-feira (25) o juiz responsável.

Breivik, que é réu confesso e foi processado pelas mortes na própria sexta-feira, pediu para comparecer de uniforme à audiência, disse seu advogado no domingo.

"Ele tem dois desejos: o primeiro é que a audiência seja pública, e o segundo é que ele possa vestir-se de uniforme", disse o advogado Geir Lippestead à televisão NRK. "Desconheço de que uniforme se trata", completou.

O primeiro desejo, no entanto, não será atendido, segundo o jornal norueguês "VG". A mídia não terá acesso ao depoimento do atirador.

Breivik deve comparecer na segunda-feira às 8h (de Brasília) ante um tribunal de Oslo que poderá decretar sua prisão preventiva, por um período máximo de quatro semanas. Esse período poderá ser renovado em nova audiência a ser realizada até o fim das quatro semanas, conforme explicou aos jornalistas o Comissário Sveinung Sponheim.

"Há poucas dúvidas de que ele será preso", disse Lippestead.     "Ele quer explicar o que fez. E quer fazê-lo publicamente", justificou o advogado.

Segundo a imprensa norueguesa, o pedido para que a audiência seja a portas fechadas havia sido feito pela polícia, que também pediu que a prisão preventiva, excepcionalmente, valha por oito semanas.

Atualmente, Breivik tem o estatuto de suspeito ante o sistema judicial norueguês, e não pode ser considerado culpado até o final da investigação policial, mesmo que já tenha assumido o crime.

A polícia afirmou que ainda desconhece os motivos para o massacre. Segundo Breivik, ele atuou sozinho.

Segundo a última análise da polícia, 93 pessoas morreram em um tiroteio contra uma reunião de jovens na ilha de Utoya, próxima de Oslo, e na explosão, ocorrida um pouco antes, de um carro-bomba próximo à sede do governo na capital norueguesa.

Veículos da mídia internacional se aglomeram do lado de fora da corte em Oslo nesta segunda (25),

 esperando pelo início da audiência de Anders Behring Breivik (Foto: AP)

  Personalidade do atirador

Dois documentos na internet reforçam a suposta autoria dos ataques e revelam a personalidade do atirador. Um deles é um filme de doze minutos, intitulado "Cavaleiros templários - 2083" - em referência à organização medieval cristã que combateu o Islã pela força das armas.

No filme, várias críticas ao marxismo e à imigração de muçulmanos e uma foto de Anders com roupa de mergulho portando uma arma automática.

Outro documento é um manifesto escrito em inglês que seria de Anders e escrito sob o pseudônimo de Andrew Berwick. Nas 1.500 páginas postadas na internet, há a informação que os ataques estariam sendo planejados desde 2009.

O autor fala ainda que o terrorismo é um meio de despertar as massas e que provavelmente será lembrado como o maior monstro desde a segunda guerra. O documento também ensina como fabricar bombas. A última postagem foi na sexta-feira (22), cerca de três horas antes da explosão em Oslo.

Foto retirada do documento online e modificada digitalmente para retirar fundo da

imagem mostra Anders Behring Breivik segurando uma arma (Foto: AP)            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições