MENU

Mundo

Austrália dá prêmio a Assange por 'busca pelos direitos humanos'

Austrália dá prêmio a Assange por 'busca pelos direitos humanos'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

O australiano Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, recebeu na terça-feira um prêmio da paz por sua "excepcional coragem na busca pelos direitos humanos."

A medalha de ouro foi entregue a ele em Londres pela Fundação Sydney da Paz, ligada à Universidade de Sydney e apoiada pela prefeitura da cidade australiana.

Assange, que enfureceu os EUA no ano passado com a divulgação de milhares de documentos diplomáticos secretos, é apenas a quarta pessoa a receber o prêmio nos 14 anos desde sua criação.

"Achamos que a luta pela paz com justiça inevitavelmente envolve conflitos, controvérsias", disse o professor Stuart Rees, diretor da fundação, que elogiou o homenageado por "desafiar práticas seculares de segredo governamental e defender o direito das pessoas a saber".

"Achamos que o senhor e o WikiLeaks provocaram o que julgamos ser um divisor de águas no jornalismo, na liberdade de informação e potencialmente na política", afirmou Rees.

Assange atualmente está sob prisão domiciliar na Inglaterra, de onde pode ser extraditado para a Suécia para responder por supostos crimes sexuais. Outros vencedores do prêmio incluem Nelson Mandela e Dalai Lama.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições