MENU

Mundo

Autor da 'sapatada' em Bush é preso ao convocar protesto no Iraque

Autor da 'sapatada' em Bush é preso ao convocar protesto no Iraque

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

O jornalista Muntazer al Zaidi, famoso por ter jogado os sapatos no então presidente dos EUA George W. Bush em 14 de dezembro de 2008, foi detido nesta quinta-feira (24) por soldados antes de dar uma coletiva de imprensa na qual pretendia convocar uma manifestação para esta sexta.     Muntazer al Zaidi convocou a imprensa diante da mesquita sunita Abu Hanifa de Azamiya, norte de Bagdá, para anunciar - segundo seu irmão, Durgham - que havia voltado de Beirute, onde se encontrava, para participar nesta sexta-feira na capital iraquiana em uma importante manifestação de protesto pela falta de serviços básicos e contra a corrupção.     O jornalista da France Presse que se encontrava no local presenciou quando um coronel do exército o prendeu. Al Zaidi ainda tentou evitar a detenção, exigindo ver uma ordem de prisão por escrito, mas acabou seguindo com os militares.

Condenado a um ano de prisão por agredir um chefe de Estado em visita oficial por jogar os sapatos contra Bush, Al Zaidi, considerado um herói por muita gente no mundo árabe, foi libertado ao final de nove meses por boa conduta. Mas, temendo por sua segurança, foi morar no Líbano.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições