MENU

Mundo

Autoridades da Austrália alertam para a chegada do ciclone Yasi

Autoridades da Austrália alertam para a chegada do ciclone Yasi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

Autoridades da Austrália alertaram sobre a chegada do ciclone Yasi, nesta terça-feira (1º), à costa nordeste do país.  A região ainda se recupera das enchentes do início do ano.

Milhares de pessoas foram retiradas da costa. As autoridades esvaziaram cidades turísticas e comunidades rurais e disseram que o ciclone poderia ameaçar até mesmo regiões no interior que foram devastadas por inundações no mês passado.

Minas, ferrovias e portos de escoamento de carvão foram fechados no Estado de Queensland à medida que o ciclone Yasi se aproximava da costa. Cerca de um terço da safra de açúcar do país também está em situação de risco, segundo autoridades.     "Esta tempestade é enorme e uma ameaça à vida", disse a primeira-ministra de Queensland, Anna Bligh, alertando que o ciclone estava ganhando força e velocidade em sua trajetória no mar. A previsão é que ventos com força destruidora atinjam a região na quinta-feira de manhã.

Segundo a meteorologia, as fortes chuvas na região estão apenas começando. "Esperamos que as condições de La Niña vão continuar por pelo menos alguns meses -o que significa uma estação de ciclones tropicais ativa para a Austrália, com mais chuva forte e inundações em Queensland" disse o meteorologista Tom Saunders, do Weather Channel.

As autoridades afirmam que a tempestade, que pode ter ventos de 200 km/h, pode rivalizar com a força do furacão Katrina, que arrasou New Orleans, nos EUA, em 2005.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições