MENU

Mundo

Autoridades do Colorado pediram que 8 mil pacientes façam exames

Dentista reulitiza seringas e põe milhares sob risco de HIV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

Um dentista que teve a licença para trabalhar suspensa no Estado norte-americano doColorado reutilizou seringas e agulhas durante seus procedimentos profissionais, potencialmente expondo milhares de pacientes ao vírus HIV e à hepatite, disseram autoridades de saúde nesta sexta-feira (13).


O Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente do Colorado enviou cartas a 8 mil pacientes do dentista Stephen Stein, pedindo que façam exames para verificar a existência de doenças. O pedido foi feito após a comprovação das "práticas de injeção inseguras" em duas clínicas da região de Denver, ambas do mesmo dentista, entre setembro de 1999 e junho de 2011.
Investigadores descobriram que Stein reutilizava agulhas e seringas nas linhas intravenosas de vários pacientes em suas clínicas de cirurgias bucais e implantes dentários, violando os padrões médicos, informou o departamento em comunicado.


“"Está comprovado que essa prática transmite doenças", informou o comunicado. Ele acrescentou que não houve casos confirmados de alguém que tenha contraído infecções virais por meio das clínicas de Stein.
Nas cartas enviadas aos pacientes do dentista, o departamento de saúde os exortou a realizarem exames de HIV, hepatite B e C, afirmou Jan Stapleman, porta-voz do órgão.
Os registros de Stein estavam incompletos, então é provável que mais pessoas estejam expostas, além daqueles pacientes já identificados, disse a porta-voz.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições