MENU

Mundo

Autoridades não descartam outra erupção de vulcão na Guatemala

Autoridades não descartam outra erupção de vulcão na Guatemala

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

As autoridades de Defesa Civil da Guatemala não descartaram hoje uma nova erupção do vulcão Pacaya, que, na noite de quinta-feira, registrou uma forte atividade que matou pelo menos uma pessoa, deixou três desaparecidas e milhares de desabrigadas, informou uma fonte oficial.

O Instituto Nacional de Vulcanologia (Insivumeh) adverte em seu último boletim que o Pacaya, situado a 50 quilômetros ao sul da capital, baixou sua categoria de erupção, mas mantém explosões e sua coluna de cinza chega a mil metros de altura.

No entanto, a instituição não descarta a possibilidade de que o vulcão registre outra violenta erupção e, por isso, recomendou a população a adotar medidas de prevenção.

A Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred) mantém o alerta vermelho institucional para atender às mais de 2 mil pessoas que foram retiradas de suas casas ontem à noite e alocadas em 10 albergues temporários.

Já a Aeronáutica Civil anunciou que o aeroporto internacional La Aurora, na capital guatemalteca, permanecerá fechado hoje e amanhã, até que as brigadas limpem as pistas da grande quantidade de cinza e areia vulcânica.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições