MENU

Mundo

Avião de Evo Morales é retiro na Áustria

Avião de Evo Morales é retiro na Áustria

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:06
evo morales
O governo da Áustria descartou nesta quarta-feira (3) que o ex-técnico da CIA Edward Snowden - procurado pelos Estados Unidos - esteja no avião oficial do presidente da Bolívia, Evo Morales, retido em Viena há mais de 10 horas.
O porta-voz do Ministério do Interior, Karl-Heinz Grundböck, explicou em declarações à Agência Efe em Viena que foi feito o "controle dos passaportes" de todos os passageiros do avião presidencial. Além disso, as autoridades austríacas receberam do próprio Morales e também do ministro da Defesa da Bolívia, Rubén Saavedra, garantias de que Snowden não está no avião.
"Confiamos que estas declarações são corretas", disse o porta-voz ministerial.
 
Segundo fontes da delegação boliviana em Viena, as autoridades espanholas puseram como condição para conceder a permissão de aterrissagem precisamente uma revista no avião.
"Não podemos entrar em um avião presidencial, já que existem normas do direito internacional", advertiu Grundböck, sem querer comentar a suposta exigência do governo espanhol.
Morales e sua comitiva saíram na terça (2) de Moscou rumo à Bolívia, mas tiveram que aterrissar em Viena quando França e Portugal negaram sua entrada em seus espaços aéreos, por suspeitas de que Snowden poderia estar a bordo do avião.
 
Oficialmente por "razões técnicas", o avião presidencial do líder boliviano teve que aterrissar em Viena.
Para as próximas horas estava previsto um encontro de Morales com o presidente federal da Áustria, Heinz Fischer, disseram fontes da delegação boliviana. Nenhum porta-voz oficial austríaco confirmou este encontro.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições