MENU

Aviões seriam o alvo de pacotes-bomba, dizem EUA

Aviões seriam o alvo de pacotes-bomba, dizem EUA

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 9:54

Os pacotes-bomba interceptados em Dubai e na Grã-Bretanha teriam por objetivo derrubar os aviões cargueiros que os transportavam, afirmou ontem John Brennan, principal assessor de contraterrorismo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O premiê britânico, David Cameron, já havia indicado essa possibilidade no sábado.

"Estamos avaliando a possibilidade de que essas bombas fossem detonadas no caminho até as sinagogas - dentro das aeronaves - ou em seus destinos finais", afirmou Brennan em entrevista à rede de TV CBS. Os pacotes transportados pela UPS tinham como destino duas sinagogas em Chicago, de acordo com autoridades norte-americanas.

A empresa Qatar Airways informou ontem que um dos pacotes-bomba foi levado em um avião de passageiros da companhia de Sanaa (capital iemenita) para Doha, colocando em risco a vida de centenas de pessoas a bordo. Em seguida, o artefato foi colocado em um cargueiro com destino a Dubai, onde acabou sendo interceptado.

Uma estudante e sua mãe, acusadas de terem enviado os pacotes, foram detidas no sábado por autoridades iemenitas. A política cercou a residência das duas, acusadas de integrarem a Al-Qaeda da Península Arábica. A mãe da estudante foi liberada no sábado. A garota acabou solta ontem, sob condição de que se apresentasse às autoridades quando solicitado. Elas negam envolvimento no caso.    

veja também