MENU

Mundo

Bachelet venceu as eleições neste domingo (15)

Bachelet venceu as eleições neste domingo (15)

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:04

eleição no chile de Michelle Bachelet

A presidente argentina, Cristina Kirchner, e presidente da VenezuelaNicolás Maduro, cumprimentaram Michelle Bachelet pela vitória nas eleições presidenciais do Chile, informou a agência EFE.

 

 Bachelet venceu as eleições neste domingo (15) e voltará à presidência do país no ano que vem. Ela teve 62,2% dos votos, a maior votação de um candidato à presidência desde que o país retornou às eleições democráticas, em 1989.

Pelo Twitter., o embaixador argentino em Santiago, Ginés González García, confirmou o diálogo entre Cristina e Bachelet. "Cordialíssima comunicação por telefone de Bachelet com nossa presidente. A primeira chefe de estado a fazê-lo", disse o diplomata.

Maduro informou ele mesmo em pronunciamento pela televisão que havia entrado em contato com Bachelet. "Eu estive conversando com a presidente Bachelet há alguns minutos", disse Maduro, assinalando que ambos lembraram o falecido ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.

Maduro falou que transmitiu a Bachelet "todo o carinho e respeito que lhe tinha o comandante Chávez". "Também lembrei quando eu a conheci em uma oportunidade em que como deputado estive no Chile e ela era pré-candidata, a vez anterior, há oito anos", disse, reforrçando as "boas relações" entre seus países.

"Conversamos sobre o fortalecimento da Unasul, da Celac, e lhe transmiti a felicitação de todo o povo da Venezuela por sua vitória", disse Maduro.

"A América do Sul está de festa porque temos outra mulher como presidente, três na América do Sul, as três muito valentes, muito trabalhadoras e isso vem a fortalecer todas estas correntes de renovação, de mudança social", acrescentou Maduro em referência à brasileira Dilma Rousseff e à argentina Cristina Kirchner.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições