MENU

Baleia é encontrada encalhada a quase 1 km de praia no Reino Unido

Baleia é encontrada encalhada a quase 1 km de praia no Reino Unido

Atualizado: Quinta-feira, 29 Setembro de 2011 as 1:34

Uma jovem baleia fêmea, de aproximadamente 10 metros de comprimento, foi encontrada morta em um terreno localizado a 730 metros de distância de uma praia na região de Skeffing, no Reino Unido, de acordo com o jornal britânico "Mail One".

O mamífero, da espécie baleia-de-minke ( Balaenoptera bonaerensis ) foi descoberto em uma região de pântano salgado, denominada estuário Humber, que é complementar ao oceano. 

O fato considerado inusitado, devido à grande distância entre a área onde o animal foi encontrado e a praia, atraiu a atenção dos moradores e do Serviço de proteção animal de Yorkshire, que analisou o animal e confirmou que era uma baleia.

Peritos que examinaram o mamífero aquático informaram que uma maré excepcionalmente alta que pode ter ocorrido no equinócio (que ocorreu entre o dia 22 e 23 de setembro, durante a mudança de estação do verão para o outono no Hemisfério Norte), levou o animal a procurar comida nesta região. Entretanto, quando as águas retrocederam, a baleia ficou presa no campo e acabou morrendo.

Ambientalistas afirmam que se tornou constante o encalhe desses animais em bancos de areia do Reino Unido devido a mudanças das correntes marítimas frias vindas do Ártico, que causa a ida desses animais para a costa do Reino Unido. O fato é observado pelo Serviço de proteção animal de Yorkshire, que já verificou a presença de grandes grupos no Mar do Norte.

Baleia-de-minke foi encontrada a quase um quilômetro de distância

 do mar no Reino Unido. Uma maré excepcionalmente alta pode ter

 levado o animal para esta região, mas quando as águas retrocederam,

ele ficou encalhado e morreu (Foto: Reprodução)          

veja também