MENU

Mundo

Baleia-jubarte albina aparece e chama atenção na Austrália

Baleia-jubarte albina aparece e chama atenção na Austrália

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

A presença de uma baleia-jubarte albina na costa da Austrália intriga e fascina os pesquisadores desde 1991, quando um exemplar macho foi visto pela primeira vez. O site de notícians "Cairns", da cidade de mesmo nome, publicou em agosto deste ano uma imagem do animal.

O fato continua a atrair a atenção da população, que considera a baleia um patrimônio. Ambientalistas inclusive já criaram uma organização que pede proteção na costa de Queensland, região onde o exemplar albino costuma frequentar durante o inverno antártico.

Apelidado de "Migaloo", um nome aborígene, a baleia foi classificada como "animal de interesse especial", pelo estado australiano. A legislação aumenta a proteção contra pesca e a distância de barcos e embarcações a partir dos animais.

Em 2004, pesquisadores do centro de pesquisas de baleia da Southern Cross University conseguiram coletar amostras de DNA do animal. A partir do exame, verificou-se que o exemplar era um macho. Migaloo já foi visto algumas vezes neste ano, inclusive confundido com outras espécies, conforme relato do site “Cairns”.

Imagem mostra a baleia-jubarte albina "Migaloo", nadando nas proximidades de Cairns (Foto: Reprodução)            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições