MENU

Ban Ki-moon anuncia candidatura a novo mandato na ONU

Ban Ki-moon anuncia candidatura a novo mandato na ONU

Atualizado: Segunda-feira, 6 Junho de 2011 as 3:49

Ban Ki-moon anunciou nesta segunda-feira (6) que se apresentará a um segundo mandato de cinco anos como secretário-geral da ONU . Até o momento ninguém se declarou como um possível rival do atual secretário.

Ban disse em coletiva de imprensa que enviou uma carta aos Estados-membros da ONU para "humildemente me oferecer para ser considerado para um novo mandato como secretário-geral das Nações Unidas".

O mandato de Ban foi iniciado em 1º de janeiro de 2007 à frente da ONU e termina em 31 de dezembro.

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (Foto: Reuters)

  Ex-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Ban deve contar com o apoio formal dos 15 países membros do Conselho de Segurança da ONU. “A não ser que aconteça um evento extraordinário, ele tem 100% de chances de ser reeleito. Tem o apoio dos cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, França, China, Grã-Bretanha e Rússia)”, declarou um diplomata.

Nos últimos meses, o secretário-geral da ONU visitou as capitais dos cinco membros do Conselho de Segurança. Estes países têm o poder de impedir a reeleição do sul-coreano, mas até agora ninguém manifestou opinião.          

veja também