MENU

Mundo

Banco central australiano reduz taxa básica de juros para baratear empréstimos

Banco central australiano reduz taxa básica de juros para baratear empréstimos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Preocupada com a crise financeira que já atinge as bolsas asiáticas, a Austrália decidiu baixar de 7% para 6% sua taxa básica de juros. A medida, anunciada nesta terça-feira, dia 7 de outubro,pelo Reserve Bank, o banco central australiano, visa a reduzir os custos dos empréstimos. A nova taxa, a mais baixa desde novembro de 2006, entra em vigor amanhã, dia 8 de outubro.

"Falências em larga escala nas maiores economias do mundo foram acompanhadas pelo sério deslocamento nos mercados interbancários e elevaram a instabilidade em outros mercados. Ações oficiais foram tomadas em diversos países para restaurar a estabilidade, aumentando a liquidez de curto prazo e estabelecendo os pilares para uma recuperação de longo prazo. Apesar disso, o crédito provavelmente continuará difícil por algum tempo. Isso também está afetando a Austrália, ainda que menos do que em muitos outros países, dando força relativa ao sistema bancário local", afirmou o governador de política monetária da Austrália, Glenn Stevens, ao anunciar o corte nos juros, em discurso divulgado pelo site oficial do Reserve Bank.

Stevens mencionou, ainda, o enfraquecimento da atividade econômica em diversos parceiros comerciais asiáticos do país, que deve influenciar a economia australiana no próximo ano, especialmente com a queda nos preços das commodities. "A recente deterioração das perspectivas de crescimento global, aliada a condições de mercado muito mais difíceis até mesmo para os tomadores de crédito, representa risco de um enfraquecimento significativo na demanda e na produção, mais cedo do que o esperado", ponderou.

Segundo ele, tudo isso foi levado em consideração para a decisão de um corte de um ponto percentual na taxa de juros. "Um incomum grande movimento na taxa de juros foi apropriado para reduzir, significativamente, o custo para os tomadores de empréstimo. No entanto, não estamos, com esse movimento, estabelecendo um modelo para futuras decisões", disse Stevens.

A Austrália começou a reduzir os juros em setembro, quando o banco central australiano promoveu corte de 0,25 ponto percentual, interrompendo sete anos de altas consecutivas na taxa. Quando a escalada começou, em maio de 2002, a taxa básica de juro na Austrália estava em 4,25%. Em março deste ano, chegou a 7,25%. Apesar das declarações de Stevens, a expectativa é de novos cortes ainda este ano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições