MENU

Mundo

Banco do Japão mantém juros entre 0% e 0,1% e amplia linha de crédito

Banco do Japão mantém juros entre 0% e 0,1% e amplia linha de crédito

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

O Banco do Japão (BOJ) manteve nesta terça-feira (14) a taxa de juros entre 0% e 0,1% e decidiu ampliar uma linha de crédito para impulsionar a recuperação da economia, debilitada pela catástrofe de 11 de março.

O banco central japonês deixou os juros no baixíssimo nível em que se encontram desde outubro.

Ao término de um encontro de dois dias em Tóquio, o comitê monetário do BOJ aprovou ainda expandir em 500 bilhões de ienes (4,326 bilhões de euros) um programa de empréstimos aprovado em junho passado por um valor inicial de 3 trilhões de ienes (25,95 bilhões de euros).       A ampliação estipulada contempla empréstimos com juros a 0,1% durante dois anos, renováveis por mais dois, para os bancos e instituições financeiras japoneses, a fim de que facilitem crédito a indústrias com potencial de crescimento.

Dos 3 trilhões de ienes iniciais aprovados em junho sob este esquema, já tinham sido concedidos 2,9 trilhões (25,084 bilhões de euros).

O objetivo deste programa é aplicar novas medidas de flexibilização para fortalecer a economia, segundo o BOJ.

Por outro lado, a entidade japonesa manteve em 10 trilhões de ienes (86,524 bilhões de euros) o fundo de seu programa de compra de ativos, destinado a injetar liquidez ao sistema.

Em comunicado emitido após a reunião, o BOJ reconheceu que "a economia do Japão segue enfrentando pressão em baixa, especialmente na área de produção, devido aos efeitos do terremoto, mas está mostrando alguns sinais de recuperação".

O Banco do Japão indicou que a partir da segunda metade do ano fiscal de 2011 a previsão é que a economia volte ao caminho de uma recuperação moderada, respaldada pelo aumento das exportações e pela maior demanda para restaurar o capital social das empresas.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições