MENU

Bandidos sequestram quatro jornalistas mexicanos, diz imprensa

Bandidos sequestram quatro jornalistas mexicanos, diz imprensa

Atualizado: Quinta-feira, 29 Julho de 2010 as 11:52

Bandidos supostamente ligados ao narcotráfico sequestraram quatro jornalistas mexicanos que vinham fazendo reportagens sobre o crime organizado no norte do México, disse um grupo de comunicações do país nesta quarta-feira.

Em sua versão online, a organização Milenio, composta por um jornal e uma rede de TV, disse que um cinegrafista seu e três outros jornalistas foram capturados na segunda-feira após cobrirem um escândalo carcerário no Estado de Durango, onde presos são acusados de serem pistoleiros a serviço de um cartel local.

Segundo a Milenio, dois cinegrafistas da Televisa, maior emissora do país, estão entre os reféns. As autoridades de Durango e a Televisa não se pronunciaram.

"Eles estão sendo mantidos reféns pelo crime organizado", disse a Milenio em sua edição online.

Mais de 26 mil pessoas morreram desde 2006 na guerra das forças de segurança contra os cartéis da droga, e em confrontos entre traficantes na disputa pelas lucrativas rotas do narcotráfico para os EUA.

Ataques contra jornalistas têm sido cada vez mais frequentes por parte de traficantes que tentam calar a imprensa. Pelo menos 30 profissionais da mídia foram mortos desde 2006 --o México é um dos piores lugares do mundo para o exercício da imprensa, segundo o Comitê para a Proteção de Jornalistas, dos EUA.

veja também