MENU

Mundo

Barak deixa Partido Trabalhista para criar nova legenda em Israel

Barak deixa Partido Trabalhista para criar nova legenda em Israel

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O ministro da Defesa de Israel e atual líder do Partido Trabalhista, Ehud Barak, anunciou nesta segunda-feira que deixará o partido para formar outro, chamado Independência.

"Solicitamos à Comissão do Parlamento a formação de uma nova facção que receberá o nome de Independência", anunciou Barak em entrevista coletiva no Parlamento israelense (Knesset) em Jerusalém. "Será um partido sionista e democrático", completou.

Barak formará o partido com a ajuda de quatro deputados trabalhistas: Matan Vilani, Shalom Simhon, Eitan Wilf e Orit Noked. Na coletiva de imprensa, Barak disse que a nova legenda tentará resgatar o espírito do partido esquerdista israelense Mapai do histórico dirigente David Ben Gurion.

"Nossa ordem do dia será primeiro o Estado, depois o partido, depois a comunicação e finalmente nós", declarou o titular da Defesa, que encorajou aos que pensam como ele a se somar à nova formação política que terá por missão defender "tudo o que seja bom e correto para Israel". Barak anunciou sua decisão após ter solicitado em carta à Comissão da Knesset abandonar o Partido Trabalhista para criar o novo partido.

Ainda não se sabe que impacto a decisão causará na coalizão de governo liderada pelo primeiro-ministro Benyamin Netanyahu, da qual fazem parte cinco ministros trabalhistas. Por enquanto, segundo a imprensa israelense, o partido conservador Likud, liderado por Netanyahu, pediu que seus integrantes apoiem a decisão de Barak.

O vice-ministro da Defesa, Matan Vilani, que decidiu acompanhar Barak em sua nova aventura política, afirmou que o partido Independência impulsionará as tentativas por retomar o processo de paz com os palestinos.

Os trabalhistas, que governaram o Estado de Israel nas três primeiras décadas de sua história, continuam sendo considerados o principal partido de esquerda neste país. Quarta formação política de Israel com 13 deputados dos 120 que integram o Parlamento, o Partido Trabalhista é membro da Internacional Socialista e vive há anos imerso em disputas internas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições