MENU

BC japonês sinaliza avaliação econômica pior após terremoto

BC japonês sinaliza avaliação econômica pior após terremoto

Atualizado: Quinta-feira, 24 Março de 2011 as 8:52

O presidente do Banco do Japão, Masaaki Shirakawa, disse que a economia do país está em uma situação severa após o devastador terremoto de 11 de março, sugerindo que o banco central pode fazer uma avaliação econômica pior na próxima revisão de política monetária.

O governo manteve a avaliação sobre a economia em relatório mensal divulgado na quarta-feira (23), mas estimou que os danos diretos do terremoto e do tsunami em cerca de US$ 310 bilhões, tornando-os o desastre natural mais caro da história.

Shirakawa não deu dicas sobre se o BC tomará mais medidas de estímulos na próxima reunião, em 6 e 7 de abril, mas sinalizou que os prejuízos à frágil economia serão severos.

"O BC compreende totalmente que a economia do Japão está em um estado severo. Nós esperamos cumprir nosso mandato com um senso de urgência", disse ele ao Parlamento nesta quinta-feira.

Na semana passada, o BC japonês afrouxou ainda mais a política monetária e sinalizou que está disposto a agir novamente depois de analisar dados sobre os danos do terremoto à ecomomia.

veja também