MENU

Mundo

Bebê elefante abandonado por manada é resgatado na Índia

Bebê elefante abandonado por manada é resgatado na Índia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:28

Um filhote de dois meses de elefante indiano foi resgatado nesta quinta-feira (8) na Índia. O filhote foi deixado para trás por uma manada que passou próximo da cidade de Gauhati, nas margens do rio Bramaputra, no leste do país.

Os elefantes desceram das montanhas da região. A cidade fica no santuário da vida selvagem de Deepor Bell. A região possui vários lagos e é considerada uma das áreas úmidas com mais biodiversidade do planeta, segundo a convenção Ramsar, um tratado internacional que defende a preservação das áreas úmidas em todo o mundo.

Filhote de elefante-indiano recebe alimentação após ser encontrado abandonado (Foto: Anupam Nath/AP)

  Os moradores de Gauhati encontraram o pequeno elefante abandonado e o entregaram às autoridades florestais locais. A espécie está ameaçada de extinção, segundo a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).

Apesar de ser usada pela população local como meio de transporte e no trabalho de carga, o elefante indiano não é domesticado, pois todos os animais em cativeiro nasceram livres na natureza.

A população destes mamíferos no mundo caiu de 100 mil, em 1900, para cerca de 40 mil nos dias atuais, dos quais pelo menos 15 mil estão em cativeiro, segundo estimativas da organização ambiental WWF. A instituição é autora de um estudo sobre as ameaças que existem sobre a espécie, entre elas a caça e a perda de habitat.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições