MENU

Mundo

Bélgica bate recorde mundial de dias sem formar governo

Bélgica bate recorde mundial de dias sem formar governo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

A Bélgica bate nesta quinta-feira (17) o recorde mundial de dias, 249, sem formar um governo após eleições gerais, que até agora era do Iraque.

Estudantes convocaram protestos simultâneos em vários pontos do país. O dia de mobilizações, batizado de "Revolução das Batatas Fritas" (em referência a um dos ícones gastronômicos belgas), foi organizado por 30 associações de estudantes para expressar a indignação com a classe política e opor-se à hipotética divisão do país.     As manifestações ocorrem um dia depois o Rei Alberto II aceitar prolongar até 1º de março a missão de mediação na crise política desempenhada pelo liberal francófono Didier Reynders.

Reynders constatou que "existe vontade de negociação", em entrevista coletiva após o encontro com o monarca, no qual também ressaltou a necessidade de "reconstruir o clima de confiança" na classe política que "desapareceu claramente".

Como mediador, para conseguir fechar acordo sobre a coalizão de governo é imprescindível avançar em paralelo sobre questões como a separação distrito eleitoral da capital e sua periferia (Bruxelas-Halle-Vilvoorde) e as garantias linguísticas aos francófonos da região, por sua vez se discute um novo financiamento das regiões e do Executivo federal.

"Não é possível avançar na composição institucional se não debatermos ao mesmo tempo certas políticas importantes em nível federal", destacou.

A imprensa belga critica o funesto recorde, ironizando a dificuldade do pequeno país para alcançar outro tipo de metas.

"Nesta quinta-feira, não veremos dezenas de milhares de belgas de festa na Grand Apraz de Bruxelas, como na época mexicana dos Diabos Vermelhos, na copa o mundo de futebol de 1986. E, no entanto, nos transformamos em campeões do mundo!", diz o jornal econômico "L'Echo".

Os protestos estão convocados para as cidades de Louvain-la-Neuve e Liège e nas flamengas de Antuérpia, Louvain e Gent, onde 249 pessoas, uma a cada dia sem governo, realizarão um "striptease" conjunto, segundo a agência belga.

A mobilização chegará a Bruxelas, capital federal do país e região bilíngue, onde está prevista uma manifestação em massa, pois é a cidade mais povoada e a que concentra o maior número de universidades.

A queda do governo na Bélgica ocorreu em abril do ano passado devido à retirada do partido liberal flamengo Open VLD da coalizão governamental por divergências insolúveis sobre o regime linguístico na periferia de Bruxelas.

O então primeiro-ministro, o democrata-cristão flamengo Yves Leterme, apresentou sua renúncia ao rei, que convocou eleições antecipadas para junho.

No pleito, nenhuma formação conseguiu maioria suficiente para governar sozinho, como é habitual na Bélgica.

Desde então, também não conseguiram alcançar um acordo para a formação de um novo Executivo, por isso que o país continua dirigido por um Governo interino, que devido a suas competências limitadas não pôde avançar em um amplo número de questões de interesse nacional.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições