MENU

Berlusconi comparece à Justiça pela primeira vez em oito anos

Berlusconi comparece à Justiça pela primeira vez em oito anos

Atualizado: Segunda-feira, 28 Março de 2011 as 10:12

O chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, compareceu nesta segunda-feira (28) à Justiça em Milão pela primeira vez em oito anos, por ocasião de uma das audiências preliminares que decidirão se ele será julgado por fraude fiscal e abuso de confiança.

Berlusconi entrou diretamente de carro na área do Palácio de Justiça, com seguranças, para seguir ao gabinete de um juiz de audiências preliminares, no sétimo andar do edifício.

A audiência preliminar, a primeira de uma série de quatro ou cinco, servirá para decidir se o político será julgado ou não por fraude fiscal e abuso de confiança pela compra indevida de direitos televisivos por parte da Mediatrade-RTI, uma empresa de seu império, à Paramount e a outras empresas americanas.     Do lado de fora do edifício, Berlusconi era aguardado por câmeras de televisão e quase 30 militantes do partido Povo Da Libertade (PDL).

Os ativistas exibiam faixas com frases como "A política nas urnas, não nos tribunais", "A justiça não existe onde não há liberdade" e "Silvio deve resistir, resistir, resistir". A audiência acontece a portas fechadas.

Antes de comparecer ao tribunal, o primeiro-ministrou denunciou, em uma ligação telefônica para um de seus canais de televisão, "acusações ridículas e sem fundamento".

Também criticou os adversários da oposição de esquerda. "Na Itália, o comunismo nunca: ainda há pessoas que utilizam o código penal como instrumento de luta ideológica", disse.      

veja também