MENU

Mundo

Bolívia registra 25 mil focos de incêndios

Bolívia registra 25 mil focos de incêndios

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

O governo da Bolívia pediu hoje a ajuda dos países vizinhos para combater incêndios florestais que estão atingindo regiões inteiras do país e anunciou a compra de helicópteros e hidroaviões para enfrentar a recorrente ameaça, disseram as autoridades.

 O presidente boliviano Evo Morales reconheceu que a Bolívia não possui equipamentos para combater incêndios florestais, geralmente provocados por camponeses e agricultores que queimam bosques e pradarias para renovar o cultivo e ampliar a fronteira agrícola.

 O representante da Autoridade de Fiscalização de Bosques e Terras (ABT), Cliver Rocha, informou que até a terça-feira desta semana a Bolívia registrava 25 mil focos de incêndio, de várias dimensões, que atingiam uma área correspondente a 1,5 milhão de hectares, a maioria em terras do leste do país.

 A fumaça dos incêndios chegou ao altiplano, inclusive a La Paz, e forçou o cancelamento de voos em quatro dos nove departamentos (Estados) da Bolívia. O vice-ministro do Meio Ambiente, Weimar Becerra, antecipou que o governo deverá pedir à Argentina e ao Brasil o empréstimo de hidroaviões para combater os incêndios.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições