MENU

Mundo

Bomba atinge funeral enquanto explosões matam 40 no Iraque

Bomba atinge funeral enquanto explosões matam 40 no Iraque

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

Um carro-bomba explodiu perto da tenda onde uma família xiita recebia as condolências pelo falecimento de um parente na capital do Iraque, Bagdá, no mais mortífero de uma série de ataques que deixaram ao menos 40 mortos nesta quinta-feira no país. O ataque foi lançado no bairro xiita de Shula, norte da capital.

As explosões foram as mais recentes em mais de uma semana de atentados que deixaram mais de 200 mortos, desatando preocupações sobre um aumento na violência enquanto o Exército dos EUA se prepara para retirar totalmente do país até o fim do ano.     O principal alvo da violência tem sido a majoritária comunidade xiita e as forças de segurança iraquianas, representando um grande desafio para o primeiro-ministro Nouri al-Maliki e seu frágil governo de coalizão que assumiu no mês passado.

O carro explodiu perto das 14 horas locais no noroeste de Bagdá, deixando pelo menos 37 mortos, incluindo quatro crianças e três mulheres, e 78 feridos. Parte dos feridos está em estado grave, segundo as fontes, que não descartam que o número final de mortos aumente.

Antes do ataque ao funeral, houve registro de outros cinco atentados em diferentes pontos de Bagdá, que causaram ao menos três mortes e 20 feridos.

O mais grave ataque perpetrado nos últimos dias aconteceu há uma semana na cidade de Karbala, no sul do país, onde 50 morreram e outros 150 ficaram feridos em dois atentados suicidas no norte e sul da cidade.

Quatro dias depois, outra ação deixou 31 mortos e 80 feridos por três carros-bomba que explodiram também em Karbala.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições