MENU

Mundo

Bomba mata 14 civis no oeste do Afeganistão

Bomba mata 14 civis no oeste do Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

Autoridades afegãs disseram que uma bomba deixada numa estrada matou 14 civis e deixou outros 4 feridos nesta quinta-feira (16) no oeste do país, uma região outrora pacífica, mas onde é cada vez mais forte a presença de insurgentes islâmicos.

A violência no Afeganistão está em seu pior nível desde a invasão norte-americana, que levou à deposição do regime Talibã, há nove anos. Só no primeiro semestre deste ano, 1.270 civis foram mortos, segundo dados da ONU - alta de 21 por cento em relação a 2009.

Shafiq Behroozyan, porta-voz do governo provincial de Herat, disse que um micro-ônibus foi atingido pela explosão no distrito de Kesh-e Kohna, perto da fronteira com o Turcomenistão. Segundo ele, as vítimas eram ligadas por laços de parentesco e se dirigiam para uma festa de noivado.

O ataque ocorreu no mesmo dia em que a Casa Branca divulgou uma a valiação da estratégia militar norte-americana no Afeganistão , que citou progressos limitados na luta contra os insurgentes.

Na quarta-feira, a Cruz Vermelha Internacional alertou para uma piora da situação em 2011, e disse que nos últimos 30 anos nunca foi tão difícil chegar até os afegãos que necessitam de ajuda.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições